FATO RELEVANTE

FATO RELEVANTE

ALIANÇA GERAÇÃO DE ENERGIA S.A. (“Companhia”), em atendimento ao disposto na Resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 44, de 23 de agosto de 2021, informa que tomou conhecimento, nesta data, do Fato Relevante divulgado pela acionista Vale S.A., a respeito de celebração de um acordo com a Global Infrastructure Partners para estabelecer uma joint venture na Companhia, conforme transcrito a seguir em inteiro teor:

“Vale estabelece joint-venture em Aliança Energia

Rio de Janeiro, 31 de março de 2025 – A Vale S.A. (“Vale” ou a “Companhia”) informa que celebrou um acordo com a Global Infrastructure Partners (“GIP”) para estabelecer uma joint venture na Aliança Geração de Energia S.A. (“Aliança Energia”), uma empresa privada que atua no mercado brasileiro de energia. Uma vez concluída a transação, a Vale receberá aproximadamente US$ 1 bilhão1 em dinheiro e deterá uma participação de 30% na joint venture, enquanto a GIP terá os 70% restantes.

A transação garante volume estratégico de geração de energia para manter a matriz elétrica da Vale, que é 100% baseada em fontes renováveis no Brasil. Com a transação, a Vale garante custos de energia competitivos, com preços definidos em dólares americanos sem ajuste de inflação.

Na conclusão da transação, a Aliança Energia passará a consolidar os ativos de energia do parque solar Sol do Cerrado e a integralidade do Consórcio Candonga (Usina Hidrelétrica Risoleta Neves), ambos em Minas Gerais, além de outras seis usinas hidrelétricas no mesmo estado e três parques eólicos nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Juntos, esses ativos alcançam 2.189 MW em capacidade instalada e 1.003 MW médios de garantia física.

“Estamos entusiasmados em formar esta parceria estratégica com a GIP, permitindo-nos acelerar o plano de descarbonização da Vale de uma forma mais eficiente em termos de capital. Esta plataforma recém-formada nos fornecerá soluções renováveis competitivas à medida que entregamos um futuro com uma pegada de carbono menor”, disse Gustavo Pimenta, CEO da Vale.

A Vale esclarece que a transação está sujeita às condições precedentes usuais, incluindo a anuência ou a aprovação de órgãos regulatórios competentes. A Vale reitera que manterá o mercado informado tempestivamente sobre qualquer fato relevante no contexto da referida transação.

Sobre o GIP

O GIP é um dos maiores gestores globais de fundos de infraestrutura, com um portfólio de ativos de cerca de US$ 170 bilhões, incluindo diversas joint-ventures com destacados grupos do setor de energia mundial. No Brasil, por meio da propriedade do grupo latino-americano Atlas Renewable Energy, o GIP controla uma plataforma de geração com aproximadamente 983 MW de capacidade instalada na Bahia, Ceará e Minas Gerais. O GIP segue uma rigorosa abordagem ESG e, desde 2024, é controlada pela Blackrock, um dos maiores investidores institucionais do mundo.”

A Companhia reitera o compromisso em manter o mercado em geral devida e oportunamente informado, nos termos das normas da CVM e da legislação vigente.

Belo Horizonte, 31 de março de 2025

ALIANÇA GERAÇÃO DE ENERGIA S.A.

 

1 Valor sujeito a ajustes entre a presente data e a data de conclusão efetiva